Como escolher tecidos de confecção - DICAS




Olá a todas,

Já tinha saudades de vos chatear com mais um Post chato, chatinho, mas muito útil.
Hoje venho falar-vos de tecidos e dos cuidados que deves ter na escolha dos mesmos para a realização de peças de roupa.Decidi abordar este tema, pois tem tudo a ver com os próximos tutoriais do blog.

Escolher o tecido adequado é um passo muito importante, para mim é sem dúvida um dos momentos mais agradáveis e prazerosos, ainda que muitas vezes seja difícil escolher.
Assumo que não consigo resistir á tentação de adquirir novos tecidos sempre que visito uma loja.
Cá entre nós, este é um péssimo hábito, que só ajuda a aumentar o meu stock pessoal.


Enfim, vamos avançar para o que realmente interessa.



 Porquê preocupar-me com o tipo de tecido?


Actualmente, considero a  escolha do tecido o momento mais critico, antes da execução de uma peça de roupa.
Confesso que a principio, eu adquiria um molde lia atentamente o passo a passo e frequentemente ignorava as recomendações do tecido. Pois das duas uma, ou já tinha escolhido um pela beleza  ou avançava para os tecidos de algodão.

Afinal que diferença faria?

Na prática fazia, isto porque acabava com uma peça de roupa completamente diferente do esperado e era mais uma que acabava guardada naquela caixa de projectos falhados.
Confesso que sempre que isso acontecia, ficava frustrada por ter perdido tempo, dinheiro e tecido em algo que não pode ser usado.
Enfim,também se aprende com os erros.

  Como acredito que não sou a única a passar por isto decidi partilhar contigo a fórmula para evitar doses de frustração desnecessárias.

É apenas um conjunto de regrinhas que uso para me orientar, mas espero que seja suficientemente útil.

1-E agora? Por onde começar?

Deves começar por adquirir o molde antes do tecido.Porque geralmente as instruções indicam quais os tecidos recomendados, bem como as quantidades necessárias. Este detalhe facilita bastante na escolha do tecido.

Ou na segunda hipótese, vais á tua loja pessoal (aquele stock de tecidos comprados no calor da paixão), escolher um e transformá-lo em algo.Neste segundo caso a tarefa é mais difícil uma vez que vais precisar de encontrar um molde adequado ao tecido.



Para qualquer caso que envolva a escolha de tecidos deixo as dicas:

1- Educa a tua mente e começa a comprar tecidos quando realmente já decidiste que vais realizar o projecto e não porque visitaste uma loja e não conseguiste resistir por ser lindo de morrer.
Eu sei que é difícil  resistir á tentação de comprar tecidos novos mas, geralmente ou acabam por ficar esquecidos e não lhes damos uso, ou simplesmente não conseguimos casar o padrão ou cor com mais nenhum outro que já temos.

2-Compra os tecidos de acordo com as recomendações do molde. Este cuidado é o detalhe que fará toda a diferença entre, uma peça fantástica, ou um grande desastre.

3- Se  estiveres a arriscar num modelo que viste numa loja e do qual gostaste muito, experimenta entrar na loja Online da mesma e ver nos detalhes do produto, se existe informação acerca do tipo de tecido utilizado. Dessa forma se tudo correr bem na modelagem e execução, conseguirás uma peça parecida.

4- Se ainda assim não for suficiente escolhe o tecido de acordo com a estação do ano em que pretendes usar a peça. Para o Verão, procura tecidos mais frescos que absorvam bem a transpiração e para o Inverno, tecidos mais quentes que façam um bom isolamento térmico. No Verão usa e abusa dos padrões e cores vibrantes e deixa as cores sólidas e mais discretas para o Inverno.

5-O resultado que pretendes também é importante e depende do caimento.
Avalia bem o modelo que vais costurar quanto ao seu caimento, porque caimento tem a ver com fluidez que  não é o mesmo que leveza. 
O caimento e a fluidez não são exclusivos dos tecidos leves. Existem tecidos que são leves mas são firmes, portanto têm menos caimento e ficam mais armados. Por exemplo a Organza é um tecido leve mas firme.

Por outro lado,existem  tecidos de Inverno que apresentam um bom caimento ainda que sejam mais grossos.Por exemplo o Veludo ou a Lã. Portanto nem todos os tecidos de Inverno são rígidos.

6- Se fores principiante procura tecidos que sejam fáceis de costurar. Evita tecidos demasiado leves e fluídos que por serem instáveis e escorregadios, são mais difíceis de cortar e costurar.


Podíamos ficar por aqui, mas como sou muito faladora, vou terminar com uma tabela onde deixo os tipos de tecidos mais comuns na costura para roupa, bem com das suas diferentes utilizações.Existem muitos outros mas por agora espero ter-te transmitido o suficiente.

 Se Gostaste do que leste, faz te seguidora do blog e ajuda-me a crescer,não custa nada, só tens de deixar um like na página.

Bjs grandes e Muito obrigada

Os tecidos impermeáveis são apenas um extra.


JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment