Olá a todas,
Estou de volta com mais um tutorial. Na verdade tenho estado a pensar num tutorial para rapazes, mas enquanto não marcha. Vamos a mais um para as nossas princesas.
Se já és seguidora do Blogue já deves ter visto as fotografias das saias que tenho costurado para a minha pequenina.Tem sido fantástico fazer saias pois, para além de super fácil,consegui obter saias diferentes seguindo o mesmo esquema.
Neste especial saias de menina vou partilhar convosco 3 modelos diferentes.
Vamos começar!
Grau de Dificuldade: Fácil
Tempo de execução: Rápido
Tecidos Recomendados:
- Algodão
- Sarja de algodão
- Piquet
- Denim
- Renda
- Tule bordado
- Popelim
- Qualquer tecido plano sem elasticidade
Desenhar o molde
Para fazer a saia não será necessário disponibilizar um molde. pois podes marcar e cortar directamente no tecido. No entanto poderás desenhar um em papel e guardá-lo para usares sempre que precisares.
Para desenhar o molde vais precisar das seguintes medidas:
- Contorno da cintura- Vais medir na linha do umbigo.
- Contorno da Anca- Medir na zona mais saliente
- Cumprimento até ao joelho- Vais medir da cintura até ao joelho
- Opcionalmente- Tirar a medida da cintura até ao cumprimento desejado para a saia, caso não queiras uma saia até ao joelho.
Eu vou estou a costurar para uma menina de 2 anos e vou usar as seguintes medidas:
- Contorno da cintura- 50Cm
- Contorno da anca- 50Cm
- Distância entre a cintura e o joelho- 30Cm
Como calcular a largura da saia
Para calcular a largura da saia vais precisar da medida do contorno da anca, no meu caso será 50Cm. A Essa medida vais acrescentar alguns Cm para o franzido e ainda a margem de costura.
Eu uso a seguinte fórmula para determinar a largura da saia.
Contorno da anca+ medida do franzido*+ margem da costura.
*A medida do franzido é a medida que acrescento ao contorno do quadril para conseguir formar o franzido.Deves acrescentar no mÃnimo a metade da medida do contorno da anca para conseguires uma margem aceitável para o franzido.Caso queiras uma saia com pouco franzido acrescenta á peça metade da medida do contorno da cintura. Caso queiras uma saia muito rodada dobra a medida do contorno da anca.
Agora vamos determinar a altura da saia.
Eu uso a seguinte fórmula:
Distância entre a cintura e a medida que pretendo para a saia + Altura da cintura +Bainha+ 1 cm para o franzido.
Toma como exemplo as medidas para 2 anos.
Largura da Saia- 50cm+25cm+2cm=75cm
Altura da saia- 30cm+5cm+2cm+1cm= 38cm
Na imagem em baixo mostro o que basicamente explico até agora. O molde base da saia é apenas um rectângulo.
E pronto agora que já tens o molde formado é hora de reunir o material para começarmos a costurar a saia básica.
Costurar a Saia
Passo a passo
Opção 1- Saia simples
1-Cortar o tecido-Usa o molde caso tenhas feito um, para cortar o rectângulo no tecido que escolheste para a saia (Imagem 1).
Imagem 1 |
2-Marcar e vincar a Bainha- Com a ajuda do ferro vais marcar e vincar a bainha dobrando para o avesso do tecido. Deves dobrar 1 cm para dentro e novamente mais um centÃmetro ou a medida que determinares para a bainha.Usa alfinetes para segurar (Imagem 2 e 3).
Imagem 2 |
imagem 3 |
3 Formar a margem de acabamento da cintura. Vais dobrar 1 Cm para o avesso da saia e vincar com o ferro (Imagem 4).
Imagem 4 |
4-Formar e definir a cintura-Com a ajuda de uma régua ou fitá métrica, marca a medida que determinaste para a altura da cintura da saia, no meu caso foram 5 cm e exactamente em cima dessa marcação vais vincar com o ferro dobrando para o avesso do tecido. Segura tudo com alfinetes (Imagem 5).
Imagem 5 |
Agora vamos costurar!
5-Unir as laterais da saia- Eu vou fazê-lo usando uma costura francesa, para conseguir um melhor acabamento.Caso optes por costura simples vais precisar de fazer acabamento na máquina de corta e cose ou com uma costura em zigue zague.
*A costura francesa é uma técnica de acabamento que deixa as roupas com aspecto mais profissional. Ela é feita com duas costuras, uma no lado direito do tecido outra no avesso. Caso vás usar a costura francesa deves aumentar a margem de costura, do tradicional 1 cm para 2.5cm.
Unir avesso com avesso da saia, ou seja vais costurar pelo lado direito do tecido com um ponto reto. Não te esqueças de fazer o retrocesso no inicio e no final da costura par reforçar(imagem 6).
5A-Corta o excesso da margem de costura, com a ajuda de uma tesoura bem afiada,deixando apenas uma pequena margem (imagem 7).
5B- Vira a saia de forma a que o avesso fique virado para ti.Usa o ferro para endireitar a beirada(imagem 8).
5C- Passa novamente uma costura reta com a distancia do pé calcador na lateral da saia.
(imagem 9).
E pronto está feita a costura francesa.
Imagem 6 |
Imagem 7 |
Imagem 8 |
Imagem 9 |
6- Costura a bainha usando um ponto reto. (Imagem 10)
Imagem 10 |
7-Costurar a cintura da saia-Passa uma costura na cintura da saia para segurar, tendo apenas o cuidado de deixar uma abertura para enfiar o elástico.Deixei abertura onde marco com a tesoura (Imagem 11 e 11A).
Caso queiras colocar adornos na saia podes fazê-lo agora.
Imagem 11 |
(Imagem 11A) |
1-Inserir o elástico para formar o franzido-Insere o elástico na cintura e fecha a abertura que deixaste. A medida do elástico convém tirar na cintura da criança (imagem 12).
E pronto após colocares o elástico vais distribuir o franzido de forma de uniforme. Opcionalmente podes passar uma costura em cima dele para fixa e assim evitar que se dobre.
Imagem 12 |
Resultado da Saia simples.
Opção 2. Saia com cintura efeito Saco de papel.
Para conseguires o efeito Saco de papel na cintura só tens de aumentar a altura que determinaste para a cintura. Na saia simples eu usei 5 cm de altura. Para o efeito Paper bag adicionei 3Cm á altura da cintura, ficando assim com 8 cm no total.
O processo para fazer a saia com este efeito é o mesmo da saia anterior, tendo apenas uma diferença.
- Para conseguires o efeito que falo, deves marcar a casa para o elástico no meio da cintura, usando uma caneta ou giz.Usa o elástico como referência (Imagem 13).
Imagem 13 |
- Exactamente em cima dessa marcação que vais passar uma costura reta, deixando uma abertura para depois inserir o elástico (Imagem 14). Deves apenas ter o cuidado de deixar altura suficiente entre as costuras, para inserir o elástico, pois caso deixas um túnel demasiado estreito ele irá dobrar-se e deformar a saia.
- Insere o elástico e fecha a abertura (Imagem 15).
Imagem 14 |
Imagem 15 |
E é isto, agora so tens de puxar o elástico para formar o franzido e fechar a abertura.
Opção 3- Saia com camada de tule.
Esta é na verdade a minha saia preferida, pois para além de ser mais bonita, fica super mimosa se usarmos popeline, tule ou renda em cima.
O processo para fazer esta saia é igual á da saia base.
EU APENAS USO O TULE EM CIMA DO TECIDO EXTERIOR COMO SE FOSSE UM TECIDO APENAS.
Para isso passei uma costura reta de 0.5 Cm para fixar o tule ao tecido exterior e a seguir repito o resto do passo a passo da saia base.
Também podes fazer uma saia com tule tecido exterior e forro em baixo, isto é com 3 camadas,mas essa deixarei para um próximo tutorial.
Por hoje e só. Espero que tenhas gostado.
Blogger Comment