"Descosedor! Se prepare que eu vou-lhe usar!"



Olá a todas,

Hoje trago mais uma dica de costura. Desta vez venho partilhar convosco a forma correcta de  usar o descosedor ou  abridor de casas, de forma rápida, fácil  e sem danificar  o tecido.Este método é ideal para descoser tecidos leves e delicado.Num outro Post irei partilhar o outro método que funciona muito bem nos tecidos pesados.

Acredito que todas as costureiras e não só as de primeira viagem, tal como eu, volta e meia passam por esta dor de cabeça, que para além de ser muito chato e frustrante é  demorado. 

Nessas alturas a sensação que tenho é a de que aquela costura que levou apenas 5 minutos ser cosida, exige uma hora para ser descosida! 


Confesso que a principio, passava mais tempo a descoser um projecto, do que propriamente a coser.




Para minimizar frustrações e diminuir o tempo que perdemos nesse processo chatinho, decidi partilhar convosco um método fácil e rápido que torna esta tarefa em algo que pode ser "prazeroso", se é que devo usar essa palavra.

Não é nenhuma técnica especial, nem um truque de magia, até porque muitas de vocês já conhece esta forma de desmanchar uma costura.


Antes demais uma DICA: Não deves costurar usando uma largura de ponto muito pequena, pois isso dificulta o processo de desmanchar caso seja necessário.Ajusta a tua máquina para uma largura de ponto média, nº 2,5 ou 3.

Vai por mim, desmanchar uma costura é muito desagradável, mas pior do que isso é desmanchar um ponto extremamente pequeno.Tarefa quase impossível!

Vamos começar.



Apresento-te o meu Descosedor! :)

 Ã‰ este objecto de cabo amarelo que vem acompanhado do seu amigo corta linhas!

Volta e meia chateio-me com ele, mais porque ele insiste em desaparecer, quando mais preciso dele.

Embora não seja bonito é um utensílio de costura que não dispenso.


Apresentações feitas, vamos começar!

" Descosedor! Se prepare, que eu vou lhe usar!"


Abaixo explico o passo a passo.

1- Começa por deslizar o descosedor para baixo de um ponto, na linha da costura que queres desmanchar. Não é preciso aplicar muita força. apenas o suficiente para partir o fio. 
Aqui deves ter  cuidado , para não rasgares o tecido, principalmente se ele for delicado.
Também deves descoser a totalidade do retrocesso que fizeste no principio da costura, caso tenhas de desmanchar desde  princípio (Imagem 1).

Imagem 1


2- Repete esse processo  interpolando o corte a cada 3 ou 4 pontos até chegares á zona até onde a costura precisa de ser desfeita.(imagem 2). Não precisas rebentar todo os pontos da costura. Vais cortar, saltando de 3 em três ou de 4 em 4 pontos, dependendo da largura do ponto utilizado.


Imagem 2

3-Depois de fazeres isso, é só virar o tecido para o lado oposto daquele em que cortaste o ponto e puxar a linha  delicadamente, até porque vai soltar-se facilmente. Se nalgum momento sentires que há um ponto que oferece resistência , usa o descosedor para cortares o mesmo.(Imagem 3)

Imagem 3

4- Após fazeres isso, a costura irá desmanchar-se sem nenhum esforço e depois só terás de remover os restos de linha que ficaram.(Imagem 4)


O resultado depois de limpares será este:

Depois de remover as linhas é quase imperceptivél.



Este processo também poderá ser feito com recurso a uma tesoura corta fios,que também aparece na imagem de capa. A técnica a usar é exactamente a mesma.


Para além desta técnica ás  Ã¡s vezes desfaço a costura, cortando uns pontos no principio da costura e depois deslizando o descosedor entre os dois tecidos até chegar á zona onde a costura precisa ser desfeita. Um método rápido, mas também arriscado, uma vez que a mínima falha poderá danificar o nosso tecido.




É tudo por hoje, espero que tenhas gostado. Se tens uma forma diferente de desfazer uma costura, partilha na página.

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment