Como usar o ferro nos tecidos plastificados
Sabias que é possivél endireitar tecidos plastificados com o ferro sem danificar?
Pode parecer estranho o que vou dizer mas sim é possivél endireitar tecidos plastificados e remover rugas indesejadas usando o calor do ferro, sem os danificar.
Existe mais do que uma maneira de o fazeres mas aqui vou falar das duas que geralmente uso.
Para quem não tem confiança suficiente para usar o ferro, pode sempre utilizar o calor natural das mãos.
1- Protegendo o tecido com um pano
Na primeira técnica, tens de colocar o tecido plastificado sobre a tábua, proteger o mesmo com um tecido de algodão limpo.Depois só tens de passar o ferro na temperatura média sobre o tecido, fazendo com que o calor transmitido pelo mesmo endireite a peça sem derreter. É uma técnica que funciona bem quando estás a passar um pedaço plano de tecido, sem qualquer forma, como por exemplo a peça que vais usar para cortar os moldes.Observa a imagem ilustrativa.
Fonte google |
2- Aproveitando o calor da tábua
A segunda técnica que costumo usar, é especialmente útil para remover rugas indesejadas ou para endireitar peças que não são planas, como por exemplo uma bolsa, ou um projecto que estás prestes a finalizar e que ganhou rugas ao longo do processo.
Para isso vais fazer o seguinte:
- Montar a tábua de engomar e a seguir ligar o ferro normalmente na temperatura máxima.
- Usar o ferro para aquecer a superfÃcie da tábua de engomar, passando toda a superfÃcie da mesma até que fique bem quente.
- A seguir colocar o teu projecto sobre a tábua quente e com as mão vais esticando e "engomando", aproveitando o calor da tábua quente que ajudará a endireitar o tecido plastificado.
- Repete as vezes que forem necessárias até conseguires o resultado que pretendes.Usa toda a tua mão e os dedos para chegar a zonas mais difÃceis.
Imagem do Google, meramente ilustrativa |
Como vês é um processo muito simples mas que fará toda a diferença no resultado final da tua peça.
Esta é a dica de hoje, espero que tenhas gostado.
Blogger Comment