Como usar alfinetes de costura- Posições que facilitam




Olá a todas,

Hoje a dica é sobre alfinetes de costura.

Embora seja um tema banal eu questionei me muitas vezes, qual seria a posição correcta.

Se és principiante talvez já tenhas colocado essa questão ou simplesmente nunca tenhas dado importância ao tema. Colocas da maneira que melhor convém e pronto.

Enfim hoje vamos desmitificar este tema com carinho.

Vou falar-vos da posição a usar nos moldes para o corte e nos tecidos na hora de costurar.

Eu não uso apenas um método para prender os moldes ao tecido, vario um pouco tendo em conta a forma do molde e  o tipo de tecido que vou utilizar.


Vamos começar com duas dicas essenciais!

 Dicas:

  • Compra alfinetes de qualidade, eu uso os de patchwork, que são mais fininhos e longos. Atravessam facilmente o tecido sem danificar as fibras e sem oferecer resistência. Para além disso se costumas usar o cortador rotativo e a régua para cortar moldes,estes alfinetes por terem a cabeça plana permitem-te posicionar a régua em cima sem que a mesma balance, o que não é possível com os alfinetes de cabeça redonda.

  • Deita fora todos os alfinetes danificados, falo dos que estão tortos, sem ponta ou os que repuxam as fibras do tecido quando tentas prender.Eles já não valem mais e só te fazem perder tempo.



Como usar alfinetes nos tecidos especiais.


Em certos tecidos posiciono paralelamente á linha do molde, isto é,acompanhando o desenho do molde, colocando próximo das beiradas e se possivél na borda que servirá de margem de costura.
Gosto de usar este método com tecidos delicados que facilmente ficam com as marcas dos alfinetes como a Napa ou  nos tecidos plastificados. Muitas vezes substituo os alfinetes pelas molas escolares que também prendem sem danificar.
Os alfinetes quando  colocados nesta posição oferecem uma boa  sustentação, mantendo as camadas dos tecidos juntas.
Deves ter especial cuidado com as ondulações provocadas pelos alfinetes que podem deixar a peça com um ligeira diferença no tamanho final.Portanto alisa bem á medida que vais prendendo.

Imagem ilustrativa da Internet


Nos moldes com formas redondas:

Nestes casos coloco os alfinetes na perpendicular de dentro para fora, tendo sempre o cuidado de ir alisando o molde à medida que prendo com alfinetes, para evitar a formação de excessos de tecido o faz diferença no tamanho final da peça.Também tenho o cuidado de deixar os alfinetes longe do caminho da tesoura,para não incomodar na hora do corte. Observa a imagem abaixo.

Imagem ilustrativa da Internet


Caso esteja a cortar um molde que servirá para uma peça de roupa  uso a posição tradicional que é a seguinte:



1 - Se a indicação do molde for para colocar sobre a dobra do tecido começo a alfinetar aí  e só depois á volta do mesmo. A regra é da dobra do tecido para o resto do molde, respeitando a direcção do fio.


2- A seguir prendo os cantos e só depois nas beiradas. Nos cantos coloco os alfinetes na diagonal e nas beiras coloco na perpendicular, agarrando pouco tecido de cada vez. Também tenho o cuidado de ir alisando o molde á medida que vou prendendo, com alfinetes.

Abaixo uma imagem ilustrativa.





Como posicionar nas bainhas e  nos fechos.


Quando estou a costurar a bainha, geralmente coloco os alfinetes na diagonal, uma vez que dessa forma a bainha fica direitinha e sem deformações desnecessárias provocadas pela posição dos alfinetes. Nos fechos faço exactamente o mesmo, pois dessa forma a linha da costura fica intacta, sem deformações.Observa a imagem abaixo.



Como vês a posição dos alfinetes, influência em muito no aspecto final da nossa peça.
Na imagem abaixo, consegues perceber que a posição dos alfinetes deforma a linha da costura, o que faz com que no final a peça apresente irregularidades. Um detalhe que faz toda a diferença.

*Posição incorrecta- A linha da costura ganha ondulações-Imagem ilustrativa da internet


Como posicionar no tecido para a costura.

Quando vou costurar e unir peças, coloco os alfinetes na vertical, pois dessa maneira a agulha passa sobre os alfinetes sem bater,reduzindo assim a probabilidade de partir a mesma enquanto costuro.
Para além disso evito a formação de pequenos franzidos ou de sobras de tecidos no final da costura. Eu coloco de maneira a que a cabeça do alfinete fique para fora. Prendo primeiro nas duas pontas e no meio e depois no resto da peça para não sobrar tecido.






Como vês um simples alfinete mal colocado, pode afectar todo o resultado final de uma peça, seja em tamanho, seja na forma final.

Não te esqueças que os alfinetes quando colocados paralela á linha do molde, sustenta bem as diferentes camadas de tecido juntas e os alfinetes colocados na perpendicular, mantêm a peça no lugar com precisão, sem que haja deformações na linha da costura.   

 Estas sãs as dicas de hoje, espero que tenhas gostado e que te tenha sido útil.
Obrigada por acompanhares o meu trabalho.

Beijos grandes boas costuras.


JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment